terça-feira, 30 de junho de 2009

Um exemplo para os prefeitos do Brasil

O prefeito do Rio de Janeiro acaba de lançar um site de conteúdo da prefeitura que serve de exemplo para os demais prefeitos e políticos do Brasil. O site não apenas divulga os fatos, mas também interage com a população através de podcast, vídeo, fórum e uma vez por mês o prefeito fala com os cidadãos, via chat. Coisa que muitos prefeitos ignorantes certamente têm medo. Não é fácil para um prefeito mal intencionado querer escancarar as portas de seu gabinete, ainda que virtualmente, para ouvir o que a população tem a dizer. A prefeitura do Rio de Janeiro ousou e mostrou que o caminho para a cidadania também passa pela virtualização das instituições públicos. A internet é o meio mais eficaz de democratizar as ações de governo e sociedade. Por ser tão eficiente, governos anti-democráticos procuram de todas as formas limitar o seu alcance.
Aos prefeitos e políticos inteligentes, verdadeiramente democráticos, vai aí o link do site do Rio de Janeiro. Idéias boas devem ser copiadas. Acesse o link abaixo:

http://www.palaciodacidade.rio.rj.gov.br/site/conteudo/index.asp

Vilhena comemora 100 anos da passagem de Rondon

JÚLIO OLIVAR - Nesta segunda-feira comemorou-se o centenário em que a expedição com 42 homens do Exército, comandada pelo tenente Cândido da Silva Rondon, chegava ao Planalto dos Parecis para instalar a Estação Telegráfica Vilhena. O nome foi dado por Rondon em homenagem ao maranhense Álvaro de Melo Coutinho Vilhena, ex-diretor dos Correios e Telégrafos, morto no Ceará cinco anos antes da Expedição.

Parte desta história está sendo contada em vídeo e fotografias, através do Projeto Hatisu, desenvolvido em conjunto pela Secretaria Municipal de Esportes e Cultura e Associação Comercial e Industrial de Vilhena (Aciv), com a colaboração de diversos vilhenenses.

Apesar da importância da data, a estação telegráfica, que virou museu há 29 anos, está abandona pela prefeitura desde 1996.

á era hora. A prefeitura resolveu, embora tardiamente, se mexer no sentido de que a população saiba que 2009 é o ano do centenário da primeira passagem do tenente Cândido Mariano da Silva Rondon – mais tarde transformado no legendário marechal – pelas terras onde fica hoje o município de Vilhena. Até agora, a poder público não havia reverenciado a epopéia militar que constitui o marco da colonização, assinalada pela “pacificação” dos indígenas e a integração de Rondônia ao resto do país através das linhas telegráficas.

A expedição era composta por 42 homens. Os principais auxiliares de Rondon eram o zoólogo Alípio de Miranda Ribeiro; o médico Joaquim Tanajura e os tenentes João Salustiano Lira, encarregado do serviço de observações astronômicas e serviço de vanguarda; Emanuel Silvestre de Amarante (o Major Amarante, nome da avenida principal da cidade), incumbido dos levantamentos topográficos; Alencarliense Fernandes da Costa, comandante do comboio de reforços; e Antônio Pirineus de Souza, comandante de pelotão.

Exatamente em 29 de junho faz cem anos que a Comissão de Rondon armou acampamento na área onde ficava a extinta Estação Telegráfica Vilhena, que mais tarde foi transformada no museu Casa de Rondon. A área ficou conhecida a partir da década de 1960 como “Vilhena Velha”, em cujo entorno existiam várias casas rudimentares, que foram sendo sendo abandonadas por causa do nascimento no novo núcleo urbano às margens da rodovia BR 364, onde efetivamente a cidade de Vilhena se desenvolveu.
Em parceria com a Aciv (Associação Comercial e Industrial de Vilhena), a Secretaria Municipal de Esportes e Cultura (Semec) lembrará a data de forma bem modesta: instalará seis banners com fotos e textos alusivos à data no estande da Aciv na 24ª Expovil (Exposição Agropecuária de Vilhena). Também será mostrado no local um documentário em vídeo, produzido por Irio Martinovski, com fotos e a narração da história vilhenense desde a chegada de Rondon.

“Estas iniciativas fazem parte do Projeto Hatisu, desenvolvido pela Semec, e são o primeiro passo para algo mais amplo e que envolve diversos parceiros”, explica o professor de Língua Portuguesa Cledemar Jéferson Batista, colaborador dos trabalhos. Hatisu quer dizer “cesto” na língua nambiquara. “O sentido é valorizar a língua nativa e dar a conotação de que há cesto de informações pertinentes à região”, explica Batista.

O projeto terá prosseguimento durante todo o ano com exposições itinerantes nas escolas e na biblioteca municipal. “Esperamos que em 2011 tenhamos a Casa de Rondon reformada. Neste ano comemoraremos os cem anos da inauguração da estação telegráfica”, lembra o professor.

Apesar da boa vontade e do voluntarismo dos envolvidos no projeto, Vilhena padece do abandono – já há 13 anos – da Casa de Rondon, que deu origem à cidade. Sobre o assunto, João Carlos Regert Neto, agente administrativo da Semec, responde que, ao contrário do que parece, tem havido empenho da administração municipal para recuperar o imóvel.

“Há duas frentes de trabalho neste sentido. Primeiro, a articulação para que a área em que está a casa seja doada pelo Ministério da Defesa ao Município. Em seguida entra a necessidade de que o museu seja tombado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional”, esclarece Regert Neto. Depois de cumpridas estas etapas a construção poderá ser recuperada.

Ainda de acordo com Neto, o município tem se preparado para gerir o museu. “Além de estarmos recuperando o material fotográfico e documentos históricos, participamos, em Porto Velho, de uma série de oficinas oferecidas pelo Instituto Brasileiro de Museus para que o acervo seja mantido de acordo com os critérios desta ciência”, garante o servidor.

O centenário da passagem da expedição militar pelo Planalto dos Parecis ocorre num momento em que Vilhena ganha novos contornos em sua arquitetura. Do rudimentar casebre onde funcionou a estação aos dias de hoje, com prédios modernos no centro, o shopping center em construção e a fama de ser “a Suíça do norte do Brasil” pelos seus indicadores econômicos, a cidade precisa ainda aprender a lição de preservar sua memória. “Isso é importante no processo de construção de sua identidade”, salienta o músico e escritor Mário Guerreiro Mileo, da Academia Vilhenense de Letras.

A CASA ABANDONADA
O índio aculturado Marciano Zonoecê, do estado do Mato Grosso, era telegrafista. Ele e sua mulher, Maria Augusta, viveram e administraram a estação telegráfica durante 26 anos, a partir de 1943. Sete de seus oito filhos nasceram no local. Antes deles, outras pessoas estiveram à frente da estação, mas não deixaram registros e, por isso, os Zonoecê são os primeiros moradores conhecidos foram das aldeias.

Eles se mudaram da estação em 1969 para ficarem em segurança mais perto dos novos moradores não-índios – incluindo militares do 5º Batalhão de Engenharia e Construções (5º BEC), temendo os seguidos ataques de cinta-larga que chegaram a matar seringueiros na região, além de ferir com flecha uma filha de Marciano.
“Após a mudança da família Zonoecê para o novo núcleo populacional, a Casa de Rondon ficou abandonada por 11 anos, sendo reconstruída pela prefeitura em 1980, na administração do prefeito coronel Arnaldo Lopes Martins. Naquele ano foi hasteada em frente à casa a bandeira nacional pelo governador, coronel Jorge Teixeira”. Quem conta esta história é o professor Roberto Scalércio Pires, então tenente do 5º BEC e secretário de Administração e Fazenda da prefeitura. O museu funcionou durante cerca de 15 anos e, ao lado, havia um zoológico. Ambos desativados em 1996.

Roberto Pires, que também é formado em engenharia civil, lembra que a atual Casa de Rondon tem as mesmas características arquitetônicas da construção primitiva. “No entanto, boa parte dos tijolos e o telhado são de 1980”, recorda. Na época da reconstrução, toda a área foi escavada sob o comando do servidor municipal José Romeu Medeiros, que mora agora em Viamão (RS). Foram encontrados muitas ferramentas, peças de ferro e de telégrafo. Mas, não encontraram o “ouro escondido no local por Rondon”, conforme rezava a lenda.

Pires foi colega de farda de um neto de Rondon, o então tenente Antônio Lara Marialva Rondon, que foi chefe de residência especial do 5º BEC de Vilhena, por volta de 1976.

Autoria: Júlio Olivar

sexta-feira, 26 de junho de 2009

ITA Park estreia na Expovil

Considerado um dos maiores parques de diversões do país, o Ita Park está pela primeira vez em Rondônia

O parque de diversões Ita Park promete ser uma das atrações da Expovil 2009, que começa neste sábado 27, em Vilhena. Pela primeira vez em Rondônia, o Ita Park trouxe uma unidade itinerante composta de 17 equipamentos, entre brinquedos infantis, juvenis e adultos. “Nossa intenção é deixarmos uma unidade móvel na região para atender os estados de Rondônia, Acre e Mato Grosso”, disse Romildo Lombardi.

Entre as principais atrações que o Ita Park trouxe para a Expovil estão o Magic Loop, uma montanha russa com 48 metros de percurso e que dá um loop (giro) de 360 graus; o Tapete Flutuante, um dos brinquedos de maior sucesso na Europa; o Kamikase, aparelho de fabricação italiana; e a Roda Panorâmica, uma roda gigante de 18 metros de altura. Entre os aparelhos infantis, o destaque é a Grugumela, uma mini-montanha russa, além dos brinquedos tradicionais, como o Elefantinho e o Carrocel Americano. Na Expovil serão vendidos ingressos individuais e cartelas com três unidades.

De acordo com Lombardi, “além dos equipamentos considerados de 1º mundo, o grande diferencial do Ita Park é o primor pela qualidade e segurança de seus brinquedos”. Ele destaca que as manutenções periódicas são uma prioridade da empresa, que conta com 75 anos de tradição. Hoje o Ita Park conta com unidades fixas em três cidades brasileiras, além de oito unidades móveis, que atende as principais cidades do país. Da Expovil, em Vilhena, o parque segue para Ariquemes e Porto Velho.

José Antonio Sant'Ana
Assessor de Imprensa - Aviagro

domingo, 21 de junho de 2009

Cassol entrega benefícios e vistoria obras no Cone Sul

Cumprindo mais uma extensa agenda no cone sul do estado, neste sábado (20), o governador Ivo Cassol inspecionou obras e entregou benefícios para associações rurais do município de Corumbiara através de emenda parlamentar dos deputados estaduais Luizinho Goebel e Ezequiel Neiva.
As associações ASPROAG, ASPRONOF, ASFAPA, ASFAVERDE, ASSP e ASPROCOS foram beneficiadas com 11 tanques de resfriamento de leite, que "Temos tido a preocupação de destinar nossa emenda em projetos que atendam prioritariamente as associações de produtores, porque, coletivamente, podemos atender um número maior de pessoas", disse Goebel.

Em um discurso inflamado, Cassol, alem de parabenizar os deputados pela parceria que tem feito com o governo do estado, lembrou dos trabalhos que estão sendo realizados na região. “Já está em andamento à obra de recapeamento da RO-399, que liga os municípios de Vilhena, Colorado e Cerejeiras, e, em breve, teremos o inicio da construção do colégio modelo na cidade de Corumbiara, um investimento de R$ 1,6 milhões”, finalizou.

Ainda entregando benefícios, o governador assinou o convênio do FITHA para atender os municípios de Cerejeiras e Corumbiara, o que ajudará a custear as obras de manutenção das vias vicinais. “Agradeço ao governo do estado por estar disponibilizando diversos recursos para a nossa região”, disse o prefeito de Corumbiara, Silvino Boaventura.

Após a solenidade o governador dirigiu-se ao município de Cerejeiras, onde concedeu entrevista à emissora de rádio Comunitária FM, e em seguida foi para Colorado D'Oeste, onde na noite deste sábado visitou a 23ª Expocol e assinou um convênio com a Associação de Criadores de Colorado (ASCCOL) no valor de 35.000,00 reais. Cassol recebeu os agradecimentos dos associados em nome do presidente da Asccol, Enio Roberto Milani, uma vez que o convênios atenderá as necessidades de produção daquela associação.

Governo de Rondônia – Secretaria Regional de Vilhena

Governo do Estado registra avanços na segurança alimentar em Rondônia

O Governo do Estado está alcançado significativos avanços na segurança alimentar em Rondônia. A boa notícia foi divulgada durante o I Seminário Estadual de Direitos Humanos à Alimentação Adequada que aconteceu desde a manhã de quinta-feira, 18, até a manhã desta sexta-feira, 19, no Hotel Rondon em Porto Velho.

Durante o evento, técnicos dos 52 municípios que atuam na segurança alimentar, conheceram novos meios para fortalecer as ações na sua área de atuação e se inteiraram sobre as medidas tomadas pelos governos estadual e federal para garantir alimentos de qualidade na mesa da população.

A assistente social, Tânia Pires, secretária de Assistência Social do Estado, pasta responsável pelo encontro, destacou no seu discurso durante a cerimônia de abertura, as conquistas alcançadas pela administração estadual para garantir alimentação saudável aos rondonienses.

“Um dos importantes motivos para se comemorar foi a instituição do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional, criado a partir de assinatura do governador Ivo Cassol”, declarou a secretária, ressaltando que a parceria entre municípios, estados e união é fundamental para o sucesso das políticas públicas.

Segundo o coordenador do Programa de Segurança Alimentar e Nutricional da Seas, Paulo Roberto dos Santos, outras iniciativas estão sendo desenvolvidas em Rondônia com foco na alimentação de qualidade. “Esse tema é uma das nossas prioridades”, resumiu.

Ele também citou alguns dos projetos que estão sendo executados nessa direção como, por exemplo, o de Aquisição de Alimentos. O mesmo funciona da seguinte forma: o Governo do Estado compra alimentos do agricultor familiar para doar à família em vulnerabilidade social. O projeto Plantar o Amanhã consiste na implantação de unidades agroecológicas em quintais dos pequenos produtores, incentivando a comercialização da sua produção hortifrutigranjeira.

“Estamos desenvolvendo também o Projeto Alimentação e Saúde que visa a capacitação de quem atua na segurança alimentar como nutricionista, professores, merendeiras e agentes de saúde”, informou Paulo, esclarecendo que os educadores são contemplados nesse universo por se tratar de agentes multiplicadores da educação alimentar.

A INOPERÂNCIA GERA CEGUEIRA...

Porque a Federação Nacional dos Jornalistas e seus sindicatos apressam-se em obscurecer a visão de vanguarda que Supremo Tribunal obteve ao extinguir a lei 5.250/67 e abolir a obrigatoriedade do Curso de Jornalismo para obtenção de registro nas Delegacias do Trabalho? Qualquer pessoa, com um pouco de esclarecimento, percebe que essas decisões dos ministros supervalorizaram o Curso de Jornalismo.

Diferentemente do discurso da FENAJ e seus Sindicatos, “As pessoas vão perder o interesse pelo Curso de Jornalismo”, “O Curso de Jornalismo vai acabar no Brasil”, “Qualquer pessoa pode ir às Delegacias do Trabalho e exigir seu registro como jornalista”... Ora, essa falácia pessimista, com tom de desespero antecipado, demonstra o quanto está longe da realidade a Instituição que “defende” os interesses dos jornalistas no Brasil. O pior de tudo isso: organizaram conferências em várias universidades brasileiras e inflamam os acadêmicos de jornalismo com essa cegueira, própria da inoperância de uma instituição decadente.

É evidente que a complexidade das transformações que estão acontecendo no país, sobre liberdade de expressão e regulamentação dos profissionais de comunicação, exige um pouco de “QI” daqueles que vão sentar-se à mesa para traçar o mapa do novo horizonte. Sugiro às lideranças da FENAJ e seus subsidiários para que se preocupem mais em sensibilizar nossos congressistas para necessidade da urgência de regulamentação do artigo 220 da nossa Constituição e fazer uma reflexão sobre a “burrada” que estão fazendo ao colidir com as necessárias modificações que a classe jornalística depende e que já está em curso (antes que seja tarde e fique claro que esse atual comportamento é o mesmo que “nadar” contra a realidade).

Deixo a pergunta: como será possível a uma pessoa qualquer ir à Delegacia do Trabalho e exigir seu registro de jornalista sem antes um diretor de empresa de comunicação aferir sua competência para a função? Bom, a resposta a esta pergunta esclarece o quanto um Curso de Jornalismo será valorizado para aquele que o possui na hora de fazer sua efetivação numa empresa de comunicação.

Jeovane Pereira.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Político de Cerejeiras morre após o seu veículo chocar-se com um cavalo

O acidente que vitimou o ex-vereador de Cerejeiras e secretário municipal adjunto de obras daquele município, Marcos Antonio Campagnolli, ocorreu na Linha 03, saída para Cerejeiras. Seu corpo está sendo velado em Cerejeiras na Câmara Municipal. O sepultamento está marcado para as 17h30.

Marcão acabou se chocando na traseira de um cavalo, por volta das 20h30, quando retornava para Cerejeiras, após participar do desfile de aberturas da Exposição Agropecuária de Colorado do Oeste. Ele conduzia uma motocicleta, quando se chocou com o animal. Marcão Campagnolli é de uma família tradicional do sul de Rondônia, cumpriu dois mandatos de vereador em Cerejeiras e atualmente era secretário municipal adjunto de obras de Cerejeiras.

Redução do IPI não é motivo para compra de veículo

Redução do IPI, promoções, feirões de fábrica. As promoções são tanta que quase todos concordam que chegou a hora de comprar um veículo, correto? Não, essa decisão dependerá de uma analise mais apurada de suas finanças, pois a compra consciente de um veículo só acontece se a pessoa tiver uma real idéia de sua situação financeira e se esse veículo não será o causador de futuras dívidas.

O maior problema é que a maioria das pessoas que decide comprar um veículo só pensa no custo da compra e esquece que o novo bem adquirido trará gastos que não são somados ao orçamento financeiro mensal.

Exemplos desses gastos são combustível, manutenção, IPVA, licenciamento, seguro e possíveis multas. Fora isso, eu sempre separo os prováveis compradores em três situações financeiras, que são: os endividados, os equilibrados e os investidores. Cada um desses grupos deve tratar a compra de um automóvel de formas distintas.

O consumidor endividado não deve nem pensar em comprar um veículo nesse momento, a prioridade deve ser sair das dívidas, assim, um custo a mais em seu orçamento mensal é praticamente assinar o “certificado de falência financeira”. Ele deve nesse momento resolver as dívidas, reduzindo gastos desnecessários e, caso tenha o sonho de ter um veículo, planejar em médio ou longo prazo. Com isso, além de acabar com as dívidas, terá feito uma boa reserva, onde sobrará o suficiente para a manutenção do veiculo.

Os equilibrados financeiramente são os que mais preocupam, pois, por não possuírem dívidas pensam que essa é hora de “investir” em um novo automóvel (ou trocar o que já possui), seduzidos pelo marketing publicitário. O consumidor com isso não percebe que as promoções e parcelamentos muitas vezes dobram o valor do veículo, e que quando acabarem de pagar a desvalorização será muito grande.

Esse grupo deve ter em mente que é necessário quitar esse bem a vista. O equilíbrio financeiro é uma zona conforto, gerando risco de um descuido alterar toda a situação financeira. Assim, para realizar o sonho de um carro, aconselho a elaboração de um diagnóstico financeiro.

Para os investidores é o momento de análise, tendo que refletir se é realmente necessário um novo veículo, se for e tiver dinheiro para compra a vista, essa é uma boa hora. Se faltar alguma quantia que terá que financiar, é melhor guardar mais até que compre a vista.

Caso a pessoa já possua um veículo e queira outro, terá que refletir quais as vantagens de um novo carro e se os gastos de dois veículos não são arriscados. Um veículo não é investimento, em função de sua rápida desvalorização. Por isso, o consumo desse bem deve estar associado a reais necessidades e não a impulsos consumistas.

Atualmente, é fundamental reforçar que o consumo consciente hoje passou a ser uma obrigação, não só em função do dinheiro, mas também em relação à sociedade e ao meio ambiente. Assim, por mais que seja prazeroso possuir um veículo, esse não deve refletir em uma dívida, que transformará o sonho em um pesadelo.

Reinaldo Domingos - Educador e Terapeuta financeiro. Também é autor do livro “Terapia Financeira” - (Editora Gente), e criador da Metodologia DiSOP – Educação Financeira - Presidente do DiSOP Instituto de Educação Financeira – (www.disop.com.br).

DiSOP – Instituto de Educação Financeira
Assessoria de Imprensa
Jornalista: Paulo Fabrício Ucelli

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Um arraial de roupa nova

As festas juninas são realizadas em todas as regiões do Brasil e representam uma das manifestações culturais mais expressivas do povo brasileiro. A rede One Store está em clima junino para apresentar a coleção inverno 2009 de roupas e calçados. É o arraial da Marisol com uma festa de roupas novas.

As lojas estão enfeitadas com bandeirinhas e vitrine toda especial. A One Store tem novidades para as meninas e meninos que querem desfilar no inverno com muito charme e estilo.
A One Store, rede de valor da Marisol, conta com 92 lojas em todo o país e comercializa muitas das marcas prediletas das crianças, como a Marisol, Lilica Ripilica, Tigor T. Tigre e a Pakalolo.
Sobre a rede One Store

A One Store, da Marisol, é a primeira rede de valor do segmento de moda do Brasil. Com marcas fortes e líderes no mercado infanto-juvenil, a One Store possibilita aos lojistas do segmento trabalhar dentro de um novo conceito, que não exige exclusividade do lojista e oferece uma ampla gama de serviços, como financiamento, comunicação integrada e marketing de grande rede. Aderindo à One Store, os clientes também contam com serviços de consultoria de campo permanente.

terça-feira, 16 de junho de 2009

Natan dá ordem de Serviço em Pimenta Bueno

O Deputado Federal Natan Donadon esteve no município de Pimenta Bueno na ultima sexta-feira, dia 12/06, onde participou da solenidade da assinatura da ordem de serviço de R$ 800 mil para pavimentação asfáltica. O recurso é resultado da emenda do Deputado e tem uma contrapartida da prefeitura no valor de R$ 80 mil.

O evento contou com a presença dos secretários municipais, vereadores e o Deputado Estadual Kaká Mendonça. O prefeito Augusto Plaça, que não pode comparecer ao evento por questões de saúde, foi representado pelo Secretário de Obras, Josias Muniz. Dezenas de moradores do Bairro Vila Nova, beneficiado com o recurso, também se fizeram presentes.

As ruas cujos trechos receberão asfalto são: Campos Sales, José de Alencar, Guararapes, Antônio Ricardo e Raimundo Soares. O total da obra é de 1.396 m de asfalto quente (CBUQ) e com toda a infra-instrutora de drenagem pluvial. “O serviço será de primeira qualidade”, garante o Secretário Josias Muniz.

Depois do evento, o Deputado Natan visitou a sede da Associação de Bairro Nova Pimenta juntamente com o vereador Ananias Pereira e a primeira dama Neuza Plaça. Natan garantiu uma emenda de R$ 100 mil para melhorias na sede que atende crianças do bairro através da Pastoral da Criança. “Precisamos dessa parceria para atender com mais qualidade os moradores”, disse Ivone Teixeira, presidente da Associação.

Ação social: Milhares de oportunidades de emprego em Porto Velho

Ótimas oportunidades de emprego, inclusive para trabalhadores residentes no interior do Estado. Empresa oferece alimentação e alojamento para residentes no interior. Confira as vagas:

250 – CARPINTEIRO
150 – ELETRICISTA DE MANUTENÇÃO III
20 – ELETRICISTA DE MAQUINAS E VEÍCULOS
40 – ENCANADOR INDUSTRIAL
10 – FUNILEIRO
100 – MECÂNICO INDUSTRIAL
5 – MOTORISTA
40 – OFICIAL POLIVALENTE MONTAGEM
10 – OPERADOR RETROESCAVADEIRA
100 – OPERADOR CAMINHÃO BASCULANTE
10 – OPERADOR DE CARRETA
30 – OPERADOR DE ESCAVADEIRA
10 – OPERADOR GUINDAUTO / MUNK
20 – OPERADOR DE GUINDASTE
10 – OPERADOR DE IRRIGADEIRA
5- OPERADOR DE MOTONIVELADORA
20 – OPERADOR PERFURATRIZ HIDRÁULICA
20 – OPERADOR DE RETROESCAVADEIRA
20 – OPERADOR DE ROLO COMPACTADOR
20 – OPERADOR DE TRATOR DE LÂMINA
10 – OPERADOR DE USINA DE CONCRETO
150 – PEDREIRO
100 – SOLDADOR DE ARMAÇÃO
30 – SOLDADOR DE MANUTENÇÃO
20 – TÉCNICO ELETRÔNICO
20 – TOPÕGRAFO III

Ótimos salários e um ótimo ambiente de trabalho. Interessados enviar currículo para: selecao.portovelho@gelre.com.br

Os interessados podem ainda entregar o currículo no seguinte endereço: Avenida Campos Sales, 2186, entre Paulo Leal e Almirante Barroso. Telefone 3229-1063

segunda-feira, 15 de junho de 2009

PRF registra 39 acidentes nas estradas federais de Rondônia e Acre.

Porto Velho(RO), 15.06.09 - A 21º Superintendência Regional de Polícia Rodoviária Federal encerrou a Operação Corpus Christ 2009 que ocorreu de 00 horas de 11.06 (quinta-feira) até ás 23H59 de 14.06.2009(domingo).

No decorrer da operação, a fiscalização foi intensificada nas diversas rodovias federais de nossa regional, após mapeamento dos pontos críticos onde os acidentes estão ocorrendo, totalizando 4.700 quilômetros de rodovias federais.

Neste ano ocorreram 39 acidentes com 30 feridos e 02 óbito. No mesmo período do ano passado (2008) foram registrados 31 acidentes com 27 feridos e 02 óbitos.

Nos quatros dias de operação, os policias abordaram 1440 veículos, sendo que 405 motoristas foram autuados, 32 CNHs recolhidas, 75 veículos retidos e 391 motoristas autuados. As principais infrações que foram observadas no período foram ultrapassagem indevida, Dirigir sem CNH/ permissão, conduzir veículos sem portar documentos obrigatórios e dirigir sob a influencia de bebida alcoólica.

Aos motoristas, a PRF alerta quanto aos riscos das ultrapassagens indevidas. Pois esta infração é uma das mais perigosas e uma das principais causadoras de mortes nas rodovias, pois acarreta muitas vezes em uma colisão frontal onde as chances de sobrevivência são mínimas.

Lei Seca

Mesmo sabendo da proibição no consumo de bebidas alcoólicas ao dirigir, condutores arriscaram as suas vidas e a de usuários das rodovias federais . A PRF efetuou 1304 testes de embriaguez, sendo que 26 motoristas não passaram no teste e foram autuados.

Principais Ocorrências :

VEÍCULO RECUPERADO

Dia 12.06, em Porto Velho/RO, no km 24 da BR 319, às 02h00, a equipe de plantão da PRF recuperou o veículo Honda/XR 200, placa NBB 5580/
RO, que havia sido furtada minutos antes, e deteve Elias Semani Novisky Júnior(18), em tese, pelo furto da motocicleta.

Ocorrência encaminhada à Delegacia de Polícia Civil local.

COMBATE AO NARCOTRÁFICO

Dia 13.06, em Porto Velho/RO, no km 760 da BR 364, às 03h30, a Polícia Rodoviária Federal apreendeu 3,425kg (três quilos e quatrocentos e vinte e cinco gramas) de substância análoga à cocaína, no veículo VW/Gol, placa NBH 8475/RO, e deteve Ronaldo Paiva de Oliveira(29), pelo transporte do entorpecente.

Ocorrência encaminhada à Delegacia de Narcóticos local.


PASSAGEIRO É DETIDO POR ATO OBSCENOS

Dia 14.0, em Ji-Paraná/RO, no km 352 da BR 364, às 19h30, a Polícia Rodoviária Federal deteve E.T.S.(31), passageiro do
veículo M.polo/Ônibus Paradiso, placas NCR 2403/RO, por ato obsceno contra duas crianças de 12 e 14 anos respectivamente. Ocorrência encaminhada à Delegacia de Polícia Civil local.


Acidentes com mortes

Dia 11/06, no município de Rio Branco/AC, a Polícia Rodoviária Federal registrou a ocorrência do acidente de trânsito do tipo saída de pista, envolvendo uma motocicleta HONDA, de placa MZW8917, conduzida por J.P.M
De acordo com vestígios encontrados no local, o veículo trafegava na BR 317/AC, quando no Km 337, o veículo veio a colidir com uma placa de sinalização, onde o motoqueiro João Pacheco de Moraes não resistiu ao impacto e veio a óbito.


Dia 14/06, no município de Porto Velho/RO, a Polícia Rodoviária Federal registrou a ocorrência do acidente de trânsito do tipo colisão com bicicleta, envolvendo o veículo GM S10, de placas NJI0307, conduzido por J.A.Q, (45) e uma bicicleta.
Conforme vestígios encontrados no local do acidente e declarações de testemunhas, três ciclistas seguiam pela pista de rolamento, pela faixa da direita na BR 364/RO, quando no Km 968, o veículo S10 que seguia na mesma faixa, acionou a buzina para que os ciclistas saíssem da pista, como os ciclistas não atenderam ao comando, o condutor da S10 tentou desviar indo para faixa da esquerda, pois não vinha veículos no sentido contrário, momento em que os ciclistas, sem olhar para trás, teriam tentado atravessar a pista indo para a esquerda, vindo ocorrer a colisão. O condutor da bicicleta Antônio Evaldo Ferreira de Oliveira, (23), veio a óbito no local.

Rondônia recebe vídeos do projeto “Revelando os Brasis”

Colorado D’Oeste e Vilhena serão as cidades do estado de Rondônia que terão a oportunidade de conhecer parte do resultado do projeto “Revelando os Brasis”, uma iniciativa do Ministério da Cultura e do Instituto Marlin Azul para democratizar o acesso ao mundo audiovisual em cidades brasileiras com até 20 mil habitantes.

O primeiro município terá o privilégio de receber o projeto porque um dos 40 selecionados em todo o Brasil para transformar em vídeo sua história é morador da cidade.

Ela é Deise de Araújo Rocha e seu documentário, chamado “Do voto no saco do rei da bala chita à urna que tem feição, mas não proseia”, conta a evolução no processo de votação em Colorado D’Oeste, uma das cidades brasileiras que estão testando a urna biométrica, que permitirá a identificação dos eleitores por meio das digitais. O vídeo investiga se a tecnologia provocou também mudanças no comportamento do eleitor, abordando temas polêmicos como um passado onde o voto poderia valer uma laqueaduras ou outros favores.

Um caminhão do projeto levará para Colorado e para Vilhena toda a estrutura necessária para montar um cinema ao ar livre e exibir o vídeo de Rondônia, além de três produções de moradores de municípios do Acre.

Em Colorado D’Oeste, a exibição acontece na terça-feira, dia 16, a partir das 19 horas, no Parque de Exposição Marcos Donadon. No dia seguinte, 17, será a vez de Vilhena receber o projeto no campus da Universidade Federal.
Do Acre, serão exibidos os vídeos “Arte em Ruína”, “Yube Nawa Aibu –Mulher Jibóia Encantada” (produzido por um índio da tribo kaxinawá) e “Seu Nome era Brasília”.
O “Revelando os Brasis” é realizado pelo Instituto Marlin Azul e pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultural, com patrocínio da Petrobrás e parceria do Canal Futura.


Vá lá:
Mostra de Vídeos Revelando os Brasis em Rondônia
Dia 16 – Colorado D’Oeste (Parque de Exposição Marcos Donadon)
Dia 17 – Vilhena (campus da Universidade Federal)
Às 19 horas

Saiba mais
O projeto Revelando os Brasis é voltado para moradores de cidades brasileiras com até 20 mil habitantes. Eles se inscrevem contando uma história que gostariam de ver transformada em vídeo.
Do total de inscritos – nesta edição do projeto, foram 712 inscrições –, 40 são selecionados. Os escolhidos participam de um curso intensivo de produção audiovisual no Rio de Janeiro e têm a oportunidade de conviver com profissionais da área, que compartilham conhecimentos relacionados a roteiro, planos de produção, fotografia, som e edição.
Depois, os 40 retornam para suas cidades, montam suas equipes com moradores da própria cidade e produzem seus vídeos, com apoio de dois profissionais da área.
Na terceira etapa do projeto, as cidades dos 40 selecionados terão a oportunidade de conferir o resultado do trabalho. Três caminhões irão percorrer entre os meses de maio e junho 27.500 quilômetros em 18 estados brasileiros, cujas capitais também serão alvo da exibição dos vídeos produzidos em sua região.

Mosaico Gestão em Comunicação
Contatos: (27)-3345-6632 e 3345-6682

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Santo Antônio Energia comemora resultados no 1º aniversário da assinatura do contrato de concessão

Assinado em 13 de junho de 2008, em Brasília, coincidentemente no dia de Santo Antônio, documento regulou a implantação e a exploração da UHE Santo Antônio

Um ano após a assinatura do contrato de concessão da Usina Hidrelétrica Santo Antônio, no dia 13 de junho de 2008, a movimentação no canteiro de obra está acelerada, com muitas etapas antecipadas para antes do início da janela hidrológica, intenso período de chuvas entre os meses de dezembro e março.

Do início da obra, em setembro de 2008, até agora, a Santo Antônio Energia concluiu importantes etapas, como a construção das ensecadeiras na margem direita, permitindo avanço expressivo nas escavações em rocha e solo. “Do ponto de vista técnico, estamos superando as expectativas e já executando tarefas previstas para a fase de chuvas, o que nos permitirá antecipar o início de geração de energia para janeiro de 2012”, destaca Antonio de Pádua, diretor Técnico da Santo Antônio Energia. A obra conta com 4.300 funcionários diretos, a grande maioria da própria região.

A obra está totalmente dentro do cronograma. Os números impressionam. No total acumulado até o final de maio, foram escavados aproximadamente 1,5 milhão de m³ de rocha e 1,7 milhão de m³ de argila. Na margem esquerda, já teve início as operações do refeitório (o da margem direita já está em funcionamento desde abril) e do licenciamento e operação do aterro sanitário. O começo do lançamento de concreto na obra, outro marco importante, já tem data marcada, 17 de julho. “Com isso, começaremos a construção da casa de força e do vertedouro para desvio do curso do rio, que deverá estar pronto já em meados de 2011”, adianta Pádua.

Em dia com o meio ambiente

A preocupação com as questões ambientais também mereceram destaque nesse primeiro ano da Santo Antônio Energia. O diretor de Sustentabilidade Carlos Hugo destacou entre os pontos fortes do período a aquisição legal e ordenada das áreas dos canteiros, e a implementação nestas áreas dos programas de salvamento arqueológico e de resgate de fauna, flora e ictiofauna (peixes) e as iniciativas de combate à malária. “Todas as exigências e normas vêm sendo cumpridas e a boa atuação da equipe de comunicação garante um diálogo aberto com a comunidade”, avalia.

Além do PBA

A empresa ainda trabalha além das determinações do Projeto Básico Ambiental (PBA), em obras de compensação social derivadas das condicionantes da







Licença de Instalação, hoje bastante aceleradas, com 50% delas em execução até o momento – contra os 30% previstos.

Conheça a Santo Antônio Energia

A Santo Antônio Energia é a concessionária responsável pela construção e pela futura operação da Usina Hidrelétrica (UHE) Santo Antônio, localizada no rio Madeira, em Porto Velho (RO), e pela comercialização da energia a ser gerada.

O empreendimento – atualmente em fase de construção e considerado fundamental
para o suprimento de energia elétrica necessário ao desenvolvimento do país – tem entre seus acionistas as empresas Furnas, Odebrecht, Andrade Gutierrez, Cemig e o Fundo de Investimentos e Participações Amazônia Energia (FIP) - encabeçado pelos banco Banif e Santander e pelo Fundo de Investimento do FGTS.

A construção da UHE Santo Antônio teve início em setembro de 2008. Quando entrar em operação, em 2012, a UHE – que tem investimento aproximado de
R$ 13,5 bilhões – será a terceira maior usina do Brasil em energia assegurada, com uma potência instalada de 3.150 megawatts – o que equivale a 4% de toda a energia gerada no Brasil em 2007.

ACIV lança promoção do Dia dos Pais

A ACIV (Associação Comercial e Industrial de Vilhena), lançou nesta segunda-feira 08, sua mais nova campanha: a Promoção ACIV Papai Pescador. A partir desta semana, os clientes do comércio vilhenense que comprarem nas empresas participantes ganharão cupons para concorrer a 1 barco de alumínio com motor de popa, e 1 carreta para transporte. “Nossa intensão, além de premiar os consumidores, é fomentar as vendas do comércio nesta época do ano”, explica o presidente da ACIV, empresário Vilmar Saúgo.

De acordo com o empresário José Ivanildo, vice-presidente da entidade, como em todas as promoções da ACIV, a distribuição dos cupons será feita de forma gratuita aos clientes das lojas participantes. “Cada empresa estipula a forma como vai proceder a distribuição dos cupons, no entanto, a entrega é gratuita”, informa.

A campanha vai durar 60 dias . O sorteio do prêmio acontece no dia 08 de agosto, véspera do Dia dos Pais, na sede da ACIV. A expectativa é de que mais de 300 mil cupons sejam depositados nas urnas da promoção. Na última campanha realizada pela ACIV, a de final de ano, cerca de 800 mil cupons concorreram aos prêmios.

José Antonio Sant'Ana

quarta-feira, 10 de junho de 2009

O estilo Cassol

O presidente do Partido dos Trabalhadores, Tácito Pereira, não gostou nem um pouco de saber que o seu companheiro, deputado estadual Ribamar Araújo, andou defendendo o governador Ivo Cassol, durante pronunciamento feito da tribuna da Assembléia Legislativa.

Em matéria, postada no site Tudorondônia, no dia nove do corrente, às 1749h, Tácito disse não entender os motivos que levaram Araújo a tecer loas ao governador.

É provável que Araújo tenha enxergado em Cassol qualidades que o petismo, por puro radicalismo estéril, teima em não aceitar. Ensina-nos Platão, que ninguém é voluntariamente mal, porque confundimos fazer o que nos agrada com fazer o que queremos.

Tácito afirma, ainda, que o “PT faz uma oposição crítica e transparente” ao governo Cassol. Não é verdade. O PT faz uma oposição radical, rancorosa e destrutiva. É a oposição do quanto pior melhor.

O PT condena a política salarial do governo Cassol, refletida nos baixos salários pagos a profissionais da saúde, por exemplo, mas não move um fio de bigode para desengavetar a proposta de Plano de Carreira, Cargos e Vencimentos dos Servidores da Secretaria Municipal de Saúde, cujo documento se arrasta há três anos pelos escaninhos da burocracia municipal.

De acordo com a presidenta do Sindeprof, vereador Ellis Regina (PC do B), somente na Procuradoria-Geral do Município, o processo hibernou mais de um ano. Já nem se precisa mencionar os ridículos salários pagos à maioria dos servidores municipais, o que tem resultado em queixas por todos os lados e ameaças de movimento reivindicatório.

Impossível esquecer que, dentre os direitos naturais, a vida é o mais valorizado. Isso judicialmente falando, porque, na prática, não é bem assim, especialmente quando se observam os contracheques de muitos que prestam serviços à prefeitura de Porto Velho.

Não tenho procuração para defender Cassol. Nem ele precisa. Há muita gente competente para realizar essa tarefa, dentro e fora da ALE, inclusive nas hostes do Partido dos Trabalhadores. Tome-se, como exemplo, o deputado petista Ribamar Araújo, que não foi sequer admoestado pelo presidente Tácito, quanto mais punido.

Agora, o que se não pode negar é que Cassol marcou um gol de placa no caso Bom Futuro, deixando os petistas para trás, comendo poeira, principalmente a senadora Fátima Cleide, e os deputados federais Eduardo Valverde e Anselmo de Jesus, além do prefeito de Porto Velho, Roberto “Lento” Sobrinho. E isso, evidentemente, mexeu com o egocentrismo delirante do petismo.

Ao contrário de Sobrinho, que se tem revelado um administrador tímido e vacilante, Cassol não titubeia entre dizer o que pensa e se acovardar. O estilo é do próprio homem, já disse o famoso escritor e naturalista francês Georges-Louis Leclerc, mais conhecido pelo seu título nobiliárquico de Conde de Buffon.

Cassol tem o seu estilo de ser, de agir e de governar, com o qual poucos não concordam, mas que muitos aprovam, tanto que o reconduziram ao governo do estado, e, se brincar, ele acabará ocupando uma cadeira no Senado, deixando Fátima Cleide na rua da amargura, para desespero do petismo, já que a outra vaga será ocupada por Raupp.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Cantora Suellen Lima, preletores e outros cantores renomados se apresentam em Cacoal, na Sexta-Feira, dia 12

A organização do IV CONFÉMM (CONCENTRAÇÃO DE FÉ, MILAGRES E MISSÕES) convida a todos a participarem da grande Concentração de Fé, com o tema: Milagres e Missões do projeto CONFÉMM no dia 12 de junho de 2009 (sexta feira) ás 19:00 horas, local: Av.: Porto velho em frente ao Banco Bradesco com o Pastor: Arlindo Theodoro. Vindo do Espírito Santo cantores: Suellen Lima de Curitiba, a dupla Parada Firme em Jesus (Ex Trio Parada Dura de Curitiba), Natanael Silva do Rio de Janeiro e vários cantores da região.


Pr. Deoclécio de Freitas
Organizador: CONFÉMM

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Cahulla lança “Cidade Limpa” em Colorado d’ Oeste

Após as máquinas terem concluído os serviços em Vilhena, deixando ruas e avenidas encascalhadas, nesta quinta-feira (04), em Colorado do Oeste, o vice-governador João Cahula deu o ponta pé inicial para o começo do programa “Cidade Limpa” no município, onde serão realizados os trabalhos de limpeza, patrolamento e encascalhamento das ruas da cidade.
O prefeito de Colorado d’ Oeste, Anedino Pereira, ficou entusiasmado com a chegada das máquinas, pois o município nunca tinha recebido um beneficio como esse. “Quero agradecer o Governo do Estado e o vice-governador João Cahulla, idealizador do projeto, que tem dado muito apoio aos pequenos municípios com programas eficientes como esse, o Cidade Limpa”, disse.

O programa, que tem dado uma nova cara aos municípios de Rondônia, está sendo um dos investimentos mais cobiçados entre os prefeitos, pois atende diversos setores num único trabalho. “Este beneficio, que temos estendido a todo Estado, principalmente aos pequenos municípios que necessitam rapidamente de investimentos, tem trazido mais qualidade de vida a população”, finalizou Cahulla.

Em companhia do vice-governador estiveram presentes os deputados estaduais Luizinho Goebel e Ezequiel Neiva, o secretário executivo regional de Vilhena, Ilário Bodanese, e o prefeito de Chupinguaia, Wanderley Palhares, que aguarda ansioso pelo inicio do programa em sua cidade.

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Governo de Rondônia prorroga inscrições para 1.140 vagas de até R$ 9 mil

O governo de Rondônia prorrogou até a sexta-feira (5) as inscrições de concurso público para 1.140 vagas para a Secretaria de Estado da Saúde. Os salários variam de R$ 634,22 a R$ 9.050 ( veja aqui o edital ).

Das vagas, são 590 com carga horária de 40 horas semanais e 24 vagas com carga horária de 20 horas semanais para os cargos de nível superior; 496 vagas com carga horária de 40 horas semanais para os cargos de nível médio; e 30 vagas com carga horária de 40 horas semanais para os cargos de nível fundamental.
As inscrições poderão ser realizadas até 5 de junho, pelo site http://www.funcab.org/. Os candidatos às vagas de níveis fundamental e médio poderão fazer as inscrições ainda nas agências credenciadas dos Correios entre os dias 30 de abril e 28 de junho. As taxas são de R$ 50 para nível fundamental, R$ 65 para nível médio e R$ 80 para nível superior. A prova objetiva será aplicada, simultaneamente, nas cidades de Porto Velho, Ariquemes, Ji Paraná, Cacoal, Rolim de Moura, Vilhena e Guajará-Mirim, no estado de Rondônia, no dia 21 de junho. O candidato deve optar pelo local de realização de sua prova e vaga no ato da inscrição

terça-feira, 2 de junho de 2009

Fumo é um dos principais causadores de males do coração, diz especialista

Fumar é um hábito maléfico em todos os sentidos. Quem diz é o médico especialista Lair Cobianchi, que nesse final de semana ministrou curso, em Porto Velho, sobre as doenças cardiovasculares. Segundo o especialista, quem fuma está mais propenso a desenvolver doenças do coração.

O alerta foi reforçado pelos outros dois especialistas que ministraram o curso ao lado de Cobianchi, Altamiro Reis da Costa e Oscar Pereira Dutra. Segundo eles, as doenças cardiovasculares são um dos males que mais aflige a população brasileira, com maior incidência no Sul e Sudeste. E o hábito de fumar só vem agravar essas doenças.

Além do efeito do fumo ao coração, cerca de 90 médicos, da Capital e do interior, debateram sobre a epidemiologia das doenças cardiovasculares, fatores de risco e prevenção primária da doença. Os debates fazem parte do Segundo Módulo do Curso de Educação Médica Continuada do Conselho Regional de Medicina de Rondônia (Cremero), que teve início na sexta-feira (29) e se estendeu até domingo (31).

O curso, que é resultado da parceria do Cremero com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, Seção Rondônia, é totalmente gratuito, segundo explicou a presidente do Cremero Inês Motta.

“Desde o ano passado, em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM) e com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), temos realizado uma série de cursos visando manter o médico rondoniense atualizado e em contato com as novas tecnologias. É uma forma de manter a qualidade no atendimento à saúde. Ganha o médico, que se aprimora, e ganha a população, que passa a ter atendimento mais qualificado”, acentua Inês Motta.

O curso do último fim de semana, coordenado pelo cardiologista Gederson Rosato, presidente da Secção Rondônia da sociedade Brasileira de Cardiologia, foi realizado no auditório do Cremero. Os temas tratados foram os seguintes: Epidemiologia e prevenção; aterosclerose; doença coronária; insuficiência cardíaca; e hipertensão arterial.

Assessoria de Imprensa Cremero