terça-feira, 9 de março de 2010

Utilização de calçada como estacionamento gera polêmica em Cacoal

A utilização de calçadas como estacionamento está gerando a maior polêmica em Cacoal, depois que, por determinação do Ministério Público, várias empresas começaram a ser notificadas, enquanto proprietários de veículos estão sendo multados pela Polícia Rodoviária Federal. A situação mais complexa ocorre na Avenida Castelo Branco (BR 364), que concentra as principais revendas de automóveis da cidade.

A questão dos estacionamentos foi amplamente discutida na última semana, com a participação do Ministério Público, DNIT, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Câmara dos Vereadores, Prefeitura, Associação Comercial e Industrial de Cacoal (Acic) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). A iniciativa partiu do vereador Fernando Minervino, que busca uma solução para o problema, devido ao crescimento da cidade. Segundo ele, é preciso considerar que as empresas estão gerando empregos e não podem simplesmente fechar as portas, o que exige das autoridades um consenso.


O promotor de Justiça, Everson Pini, deixou claro que cabe às polícias o cumprimento da lei, mas ponderou que haverá o bom senso das autoridades enquanto a questão é discutida por uma comissão formada durante a reunião de terça-feira. A comissão deverá elaborar uma proposta de reestruturação da BR 364 (no perímetro urbano de Cacoal), delimitando os estacionamentos e sinalizando todo o trecho.


Por enquanto, ficou definido que as empresas estabelecidas ao longo da BR 364 deverão deixar 1,5 metros de suas calçadas, livres para o pedestre. Algumas empresas já estão delimitando esse espaço nas calçadas. Qualquer orientação neste sentido poderá ser obtida junto à PRF, pelo telefone 191.


Fernando Minervino destacou que o objetivo do encontro, realizado na terça-feira, foi propor o debate em torno de uma questão inadiável. Segundo ele, por desconhecimento dos limites para estacionar, muitos motoristas estão sendo multados, sem antes receber qualquer tipo de orientação. Por outro lado, o pedestre precisa utilizar o passeio público. “Entendo que é preciso haver um ponto de equilíbrio”, disse o vereador, que teve sua iniciativa elogiada pelo empresário Divino Cardoso Campos.


A situação do centro da cidade também será discutida junto à Comissão formada na terça-feira. Participaram da reunião a prefeita em exercício, Raquel de Carvalho, os vereadores Fernando Minervino, Lurdes Kemper, Valdomiro Corá e Euzébio Brizon, o promotor de Justiça Everson Pini, a representante da ACIC/CDL, Terezinha Macanhão, o representante do DNIT, Marcos Bezerra dos Santos, a diretora da Ciretran, Aline Turrini, empresários e representantes de vários outros segmentos da sociedade.

quarta-feira, 3 de março de 2010

Acusado de roubar armas em Ouro Preto foi preso mais uma vez pela PM

Laudenir Henrique de Matos, 18, foi preso acusado de ter roubado três espingardas de pressão de um estabelecimento comercial em Ouro Preto, Rondônia. Com ele a PM conduziu a delegacia Evandro Barbosa de Sousa e Ronaldo Ferreira, suspeitos de ter comprado outros produtos de roubo. O fato aconteceu ontem, por volta das 10 horas.
A polícia através da guarnição comandada pelo PM Izac, auxiliado pelos PMs Diego e Monteiro soube que às 5horas o proprietário do comércio de material de construção ouviu um barulho, notando que uma das vidraças de sua loja estava quebrada e notou a falta das armas. Um dos vizinhos do comércio encontrou uma das espingardas em seu quintal e entregou a PM.

Laudenir, velho conhecido da Polícia, estava próximo ao local do furto e quando viu a presença a viatura tentou empreender fuga, mas foi perseguido, dominado – haja vista ter dado socos nos PMs - e preso.

Na delegacia Laudenir, segundo a Polícia, confessou ter praticado mais dous roubos e furtos durante toda a semana. De uma das residências ele havia roubado um Notebook e várias jóias. Os objetos roubados ele teria vendido ao preço de R$ 50,00 para Evandro Barbosa de Sousa e Ronaldo Ferreira. Com Evandro a PM encontrou um Notebook marca HP e com Ronaldo as jóias.

Os objetos apreendidos foram reconhecidos pelas vítimas. Evandro e Ronaldo foram flagranteados por receptação e Laudenir por furto. Todos foram encaminhados ao presídio local onde encontram-se a disposição da Justiça. A Polícia continua trabalhando no sentido de recuperar os demais objetos frutados por Laudernir.
**
AIPMRO – Lenilson Guedes.’.

terça-feira, 2 de março de 2010

Aeroporto de Vilhena volta a receber vôos noturnos

No final de janeiro desse ano, o Aeroporto Brigadeiro Eduardo Camarão deixou de receber vôos no período da noite, depois que aparelhos do balizamento queimarão por causa das fortes chuvas e raios que causaram uma descarga elétrica nos equipamentos responsáveis pela sinalização da pista. Após alguns dias de trabalho os equipamentos já foram recuperados e o aeroporto já recebe os vôos noturnos normalmente, como nesta noite que um avião UTI pousou às 3h da manhã e já nesta segunda a TRIP volta operar seus vôos.

De acordo com o administrador do Aeroporto Manuel Alberto Martins, todo material utilizado para sinalizar a pista não recebia manutenção há muitos anos, “Com a falta de manutenção por longos anos alguns equipamentos importantes para bom funcionamento dos sinalizadores estavam remendados e com a descarga elétrica muitos fios foram derretidos, lâmpadas queimadas e o controlador de brilho, impossibilitando a utilização da pista para pousos durante a noite”, explicou.

Após determinação emergencial do prefeito Rover todos os equipamentos necessários para o funcionamento da pista, foram comprados para possibilitar assim o retorno dos vôos noturnos. “Fizemos um investimento grande no aeroporto, não podíamos fazer remendos, foi preciso comprar novos equipamentos para manutenção da pista. Alguns equipamentos não recebiam manutenção há vinte dois anos. Foram feitos mais de seis mil metros de aterramento, isolamento de caixas de balizamentos, adquirimos novas lâmpadas, hastes de cobre, soquetes para lâmpadas, 138 transformadores, e controladores de brilho uma peça fundamental para funcionamento da pista”, descreveu Rover.