quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Conselho de agricultura realiza primeira reunião para discutir as prioridades de 2009

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Reforma Agrária de Cacoal (CMDR) realizou nesta terça, 13, a primeira reunião ordinária de 2009 para apresentar, discutir e deliberar com as lideranças da zona rural, os assuntos que estão em pauta para esta nova administração. Na oportunidade, Vilmar Kemper, o novo secretário de agricultura, conduziu a reunião do conselho, apresentando sua nova equipe de trabalho e dando as boas vindas aos vereadores, ao prefeito Padre Franco e aos agricultores que fortalecem o Conselho Rural.

Pauta
Assuntos como a criação da comissão para o recebimento do patrimônio da agricultura, contrapartida para execução de serviços, informações sobre crédito rural, patrulha agrícola, programação de vacinação, discussão sobre as atividades do feirão do produtor e a parceria das secretarias de obras, agricultura e meio ambiente para contemplar o homem do campo foram discutidas na primeira reunião ordinária.

Escolha do novo presidente para o Conselho
O presidente do Conselho de Agricultura de Cacoal, segundo a Lei, é automaticamente o prefeito do município. Durante seu discurso, Franco fez questão de deixar claro que o mais correto é que um produtor rural presida o Conselho através de um processo democrático e não o prefeito, pois quem mais entende de agricultura é quem vive o dia-a-dia da agricultura.

Parceria
O prefeito padre Franco Vialetto (PT), presente na reunião, fez questão de agradecer as lideranças da zona rural que colaboraram na sua vitória rumo ao Palácio do Café, afirmando que retribuirá esta confiança com bastante trabalho voltado ao homem do campo.

Questionado sobre a parceria das secretarias, o prefeito foi enfático: "Não sei o que aconteceu no passado, mas na nossa administração vamos priorizar os trabalhos em parceria para obtermos eficácia nos resultados em prol ao homem do campo" afirmou o prefeito Franco, citando como exemplo a recuperação de 11 pontes danificadas pelas chuvas nestes 13 primeiros dias de mandato. "O importante é que o produtor rural seja contemplado. O município está cada dia maior, daí a importância de trabalhar com todos os segmentos da sociedade" disse.

O CMDR é formado por vários segmentos da sociedade que estão imbuídos nas atividades agrícolas. Prefeitura, Emater, Banco do Brasil, Basa, Ceplac, Sindicato dos produtores rurais, Cooperativas, ACIC/CDL, Câmara Municipal, Sedam, Associações Rurais e Secretaria Municipal de Agricultura participam, questionam e votam, para atender, com imparcialidade, o interesse coletivo dos produtores rurais. Atualmente Cacoal conta com 40 associações regularmente cadastradas.

Participaram da reunião os vereadores Valdecir de Souza Andrade, Fernando Minervino de Farias, Euzébio Brizon, Uriety Prado Doroff, alem dos secretários de Obras, Gervano Vicent, Meio Ambiente, Flávio André Mota Araújo.