segunda-feira, 24 de agosto de 2009

SEDAM REALIZA CURSO DE COLETORES DE SEMENTES FLORESTAIS

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental –Sedam, por meio do Programa de Recuperação de Mata Ciliar e do Escritório Regional de Gestão Ambiental de Colorado do Oeste, promoveu nos dias 20 e 21 de agosto o curso de Coletores de Sementes Florestais. A abertura aconteceu às 9 horas de quinta-feira (20) com a presença dos instrutores e autoridades locais, durante a apresentação do Programa de Recuperação de Mata Ciliar do Estado- PRMC, pela coordenadora Kátia Casula.

O curso foi realizado no Instituto Federal de Educação, Ciências e Ecologia – Campos Colorado, para um público de 35 participantes, entre técnicos da Sedam, Emater, Associações e Prefeituras de Colorado do Oeste, Cerejeiras, Cabixi, Corumbiara, Vilhena, Nova Brasilândia do Oeste e Alta Floresta.

De acordo com Kátia Casula, os técnicos foram preparados para coletar sementes nativas para produção de mudas que irão subsidiar o banco de sementes do estado e dar suporte ao abastecimento de sementes nos viveiros municipais para posteriormente serem utilizadas nos trabalhos de recuperação das margens dos rios de Rondônia.

Com a carga horária de 16 horas, o curso foi distribuído em duas partes, uma teórica e uma prática. O representante do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Pedro Marini, apresentou a legislação pertinente a produção de mudas e coleta de sementes (Sistema Nacional de Sementes e Mudas, Lei nº10771/03).O representante do MAPA elogiou a iniciativa da Sedam por estar realizando o curso, entendido por ele como mais uma inovação do Estado de Rondônia.

Em seqüência, o engenheiro florestal da Sedam Alexandre Maciel, integrante do PRMC, apresentou aos participantes a relação da coleta de sementes e qualidade de mudas. O curso teve a participação do representante do Banco de Sementes de Ariquemes, Francisco Assis, que fez uma explanação sobre o banco de sementes e apresentou os equipamentos necessários para realizar a coleta, formas de coleta, exemplos de sementes coletadas, período de coleta, regiões de coleta, entre outros.

O Cap. BM Nivaldo, do Corpo de Bombeiros e equipe orientaram aos participantes quanto ao uso de cadeiras de segurança para o sistema de rapel para coleta de sementes em altura, assim como amarrações necessárias para a operação.

O segundo dia do curso foi dedicado a atividades práticas, com demonstração de captura de sementes através do lanço livre, rapel e uso de esporas.

As próximas cidades a receberem o curso ainda este ano, de acordo com Kátia Casula, são Ji - Paraná e Ariquemes. A continuidade ocorrerá com outro módulo sobre preparo das sementes para o plantio, produção de substrato e noções de plantio no viveiro.

O curso, que envolveu 50 pessoas, na avaliação dos participantes, superou as expectativas pelo conteúdo apresentado, pela procura, recepção e participação dos técnicos.