quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Moacir de Moura fala sobre a importância arqueológica para o município de Pimenta Bueno

O vereador Moacir de Moura é um parlamentar que vai fazer falta para o Legislativo Municipal. Pensamento manifestado, inclusive, pelo vereador Cleiton Roque ontem (17): “Essa Casa de Leis vai perder muito com a sua não reeleição”, disse o parlamentar. O vasto conhecimento cultural e folclórico de Moacir de Moura, ao longo de seu mandato rendeu bons discursos na Tribuna da Câmara de Vereadores. Hoje o vereador falou da importância da arqueologia local.

“Temos um bom parque ecológico em Pimenta Bueno, mas os proprietários dos sítios onde se encontram os materiais pré-históricos da nossa região não têm conhecimento ou cultura para preservar o material, que é de suma importância para toda a sociedade”, disse ele, falando ainda que a antiga Casa do Telégrafo jamais deveria ter sido destruída.

Com base no livro “Pré-História do Rio Grande do Sul”, do Padre Inácio Schmitz, de 1991, a língua Tupi teve sua origem na nossa Região, no estado de Rondônia. O vereador se aproveitou do momento em que Rondônia e Acre brigam por fragmentos arqueológicos retirados da região das usinas do madeira. “O material pertence ao Estado de Rondônia, mas está sendo levado para o Acre”, disse o vereador enfatizando que o resgate da história através da arqueologia é fundamental para que a sociedade atual se conheça a si própria.