quinta-feira, 20 de novembro de 2008

TV-PR: NEUCIMAR FRAGA DENUNCIA DESCASO COM SISTEMA PRISIONAL

O Deputado Neucimar Fraga (PR-ES) denunciou, em debate na TV Câmara, o descaso da sociedade brasileira para com as denunciadas más condições dos presídios brasileiros.

“A sociedade tem aversão a preso, acha que investir no sistema carcerário é dá regalia para preso”, sentenciou o parlamentar capixaba. A tese de Fraga defende que o investimento no sistema carcerário é mesmo que garantir a segurança da população, pois para ele “investir no sistema prisional é garantir a segurança da própria população, porque hoje boa parte dos crimes é comandada de dentro das cadeias do Brasil”.
Fraga, que se destacou como presidente da CPI do Sistema Carcerário, fez questão de defender propostas polêmicas, como o aumento das vagas nas penitenciárias femininas, além de reafirmar sua posição favorável ao tema que pautou o debate promovido pela TV Câmara. “Então temos que construir novos presídios, com arquitetura moderna, preparada para receber esse público feminino e, então, dotar essa unidade de espaço suficiente para que nós tenhamos creches que atendam a necessidade da legislação e também, das crianças e das mães presidiárias”, salientou ao se referir ao assunto em debate.

Fraga, entretanto, alertou para o despreparo do país com o crescimento do crime entre as mulheres. “O País não se preparou para o aumento crescente de mulheres dentro do sistema prisional. Hoje nós temos falta de vagas, nós temos agora o problema das creches dentro dos presídios, que é uma garantia, que é um direito. Só que se os não construirmos novas vagas para o sistema prisional feminino, dificilmente nós vamos conseguir resolver o problema das creches”, revelou antes de acrescentar a necessidade da construção “de presídios adaptados e concebidos dentro de um conceito feminino. Porque a arquitetura de um presídio feminino não pode ser a mesma de um presídio masculino”.