domingo, 21 de junho de 2009

Governo do Estado registra avanços na segurança alimentar em Rondônia

O Governo do Estado está alcançado significativos avanços na segurança alimentar em Rondônia. A boa notícia foi divulgada durante o I Seminário Estadual de Direitos Humanos à Alimentação Adequada que aconteceu desde a manhã de quinta-feira, 18, até a manhã desta sexta-feira, 19, no Hotel Rondon em Porto Velho.

Durante o evento, técnicos dos 52 municípios que atuam na segurança alimentar, conheceram novos meios para fortalecer as ações na sua área de atuação e se inteiraram sobre as medidas tomadas pelos governos estadual e federal para garantir alimentos de qualidade na mesa da população.

A assistente social, Tânia Pires, secretária de Assistência Social do Estado, pasta responsável pelo encontro, destacou no seu discurso durante a cerimônia de abertura, as conquistas alcançadas pela administração estadual para garantir alimentação saudável aos rondonienses.

“Um dos importantes motivos para se comemorar foi a instituição do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional, criado a partir de assinatura do governador Ivo Cassol”, declarou a secretária, ressaltando que a parceria entre municípios, estados e união é fundamental para o sucesso das políticas públicas.

Segundo o coordenador do Programa de Segurança Alimentar e Nutricional da Seas, Paulo Roberto dos Santos, outras iniciativas estão sendo desenvolvidas em Rondônia com foco na alimentação de qualidade. “Esse tema é uma das nossas prioridades”, resumiu.

Ele também citou alguns dos projetos que estão sendo executados nessa direção como, por exemplo, o de Aquisição de Alimentos. O mesmo funciona da seguinte forma: o Governo do Estado compra alimentos do agricultor familiar para doar à família em vulnerabilidade social. O projeto Plantar o Amanhã consiste na implantação de unidades agroecológicas em quintais dos pequenos produtores, incentivando a comercialização da sua produção hortifrutigranjeira.

“Estamos desenvolvendo também o Projeto Alimentação e Saúde que visa a capacitação de quem atua na segurança alimentar como nutricionista, professores, merendeiras e agentes de saúde”, informou Paulo, esclarecendo que os educadores são contemplados nesse universo por se tratar de agentes multiplicadores da educação alimentar.